A prefeitura de Santa Maria fechou quatro estabelecimentos comerciais por falta de alvará, na madrugada deste sábado. Segundo o superintendente de Fiscalização, Tiago Candaten, o que motivou a operação foram denúncias de perturbação de sossego público e falta do alvará de localização.
A operação começou por volta da meia-noite e terminou às 2h de sábado, com o apoio da Brigada Militar (BM) e da Guarda Municipal.
Três distribuidoras, Bar do Bruxo (Rua Olavo Bilac); Box 54 (Rua Venâncio Aires), Central de Bebidas Serafim (Rua Serafim Valandro) e o bar Rockers Soul Food (Avenida Hélvio Basso) já haviam sido fechados no mês de dezembro, por falta de alvará de localização, mas reabriram sem autorização.
Fiscalização proíbe artistas de se apresentarem no Calçadão de Santa Maria
A prefeitura já havia notificado os locais pela falta do alvará de localização, e eles ainda não estavam com a documentação em dia, por este motivo, foi determinado novamente o fechamento.
O alvará é um documento necessário para que o estabelecimento funcione dentro das normas previstas na legislação, da Vigilância Sanitária e do Plano de Prevenção Conta Incêndio (PPCI). Se os locais não tiverem a documentação necessária,eles não apresentam condições de segurança para funcionar.
Palhaço é repreendido por fiscais em Santa Maria e abordagem é contestada nas redes sociais
Os estabelecimentos já haviam sido notificados e tiveram um prazo para se adequarem, mas foram fechados por falta de adequação. E voltaram a abrir sem autorização. Foram fechados novamente por desobedecerem. Todos já possuem boletim de ocorrência na Polícia Civil por crime de desobediência explica Candaten.
A reportagem tentou contato com os três estabelecimentos na tarde deste sábado, mas ninguém atendeu as ligações. Os donos da Central de Bebidas Serafim não foram encontrados pela reportagem.